Quem tem uma loja há alguns anos sabe o quanto o perfil de uma boa vendedora mudou. Há pouco tempo, os lojistas buscavam uma profissional com boa aparência e que falasse bem. Hoje, os clientes estão muito mais exigentes e bem informados. Uma vendedora deve criar uma experiência de compra positiva, encantar, ser apaixonada pelo que faz e gostar de pessoas.
Entretanto, encontrar essas pessoas é uma tarefa desafiadora. Mas, para atender às novas exigências do mercado, o processo de recrutamento também deve mudar.
Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você saiba como contratar uma vendedora com o perfil certo para loja de varejo e possa montar o melhor time. Confira!
Perfil de uma boa vendedora
Pensando em como contratar uma vendedora, você deve ter em mente quais competências essa profissional deve ter. Algumas características e habilidades podem ser desenvolvidas através de treinamento. Mas outras você precisa identificar desde o início do processo de seleção para não perder tempo nem se desgastar futuramente. Entre essas características ideias estão:
- Autoconfiança: busque uma vendedora que esteja de bem com si mesma, que seja animada, alegre e confiante. Essa energia irá atrair e encantar seus clientes!
- Jogo de cintura: é o controle emocional, a forma como a vendedora irá lidar com clientes problemáticos ou com pouca paciência. Para identificar se a sua candidata possui essa habilidade, faça uma simulação durante a entrevista, assumindo o papel de um cliente nervoso e veja como ela se sai.
- Simpatia: algumas pessoas são agradáveis por natureza e sabem transmitir aquela sensação de conforto e acolhimento. Uma boa vendedora de loja de varejo deve deixar os clientes à vontade para estabelecer bons relacionamentos e atendê-los melhor.
- Iniciativa: sabe quando você passa em frente a uma loja e encontra um “paredão humano”? Todos os vendedores parados, escorados em prateleiras ou em paredes. Que situação desagradável, não é mesmo? Uma vendedora que possui iniciativa executa tarefas sem precisar que alguém fique mandando. Com toda a tecnologia à disposição, essa profissional deve utilizar os mais diversos canais de comunicação da loja para atrair os clientes, sempre em busca de novas maneiras de vender e atender melhor.
- Gostar de desafios: uma boa vendedora que trabalha com comissões entende que quanto mais vende, mais ganha. Simples assim! A vendedora ideal deve buscar formas de contornar um não, ser persuasiva e dinâmica, sempre sem desanimar, sabendo trabalhar bem com metas e cobranças.
- Identificação com o seu negócio: os melhores profissionais são aqueles que “vestem a camisa”, que gostam dos produtos e que se orgulham de fazer parte do time. A vendedora com perfil ideal deve compartilhar desses valores. Assim, as vendas ocorrerão com muito mais naturalidade.
Como contratar a vendedora com perfil ideal?
Existem muitas formas de contratar uma vendedora para a sua loja de presentes. Você pode anunciar nas redes sociais ou na própria loja ou pedir indicações para os seus funcionários.
Uma forma bastante utilizada no varejo é trazer profissionais da concorrência. Essa estratégia permite que você contrate uma vendedora que já possui experiência e conhece a dinâmica das lojas de varejo, mas pode te deixar com a reputação manchada na vizinhança.
Outra opção é oferecer uma oportunidade para alguma funcionária da sua loja, como estoquista ou auxiliar. Assim, você irá aumentar a motivação e contará com uma pessoa que já conhece o perfil da sua loja e o dos seus clientes, criando uma espécie de plano de carreira dentro da sua própria loja.
Recrutar uma boa vendedora é um desafio. Essa profissional representa a imagem da sua loja e é a responsável por encantar os clientes.
Muita gente se engana na hora de contratar e a rotatividade do varejo torna-se bastante alta.
Para poder contar com o melhor time, crie um ambiente agradável e amigável dentro da loja, busque maneiras de motivar a sua equipe de vendas, forneça feedback e seja acessível. E lembre-se: a melhor forma de ter um time vencedor é tendo um ambiente agradável para se trabalhar. Assim, você contará com vendedoras mais engajadas e isso irá gerar um melhor atendimento para os clientes, resultando em melhorias no seu faturamento!
E para você, como é o perfil da vendedora de loja ideal? Você tem alguma dica de como recrutar essas profissionais? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!