Além de vender, um bom vendedor de uma loja de presentes criativos precisa passar uma experiência de compra inesquecível para os seus clientes.
O profissional também precisa encantar, conhecer, demonstrar bem um produto, lidar com diversos perfis de clientes, ser articulado para superar situações negativas, gostar do que faz e ainda atingir e superar metas.
Encontrar um profissional que atenda todas essas expectativas seria perfeito para a sua loja de presentes, não é mesmo? Porém, nos dias de hoje, não está nada fácil contratar um bom vendedor.
E devido a esse cenário, um processo seletivo bem feito para contratação de um vendedor é uma ferramenta essencial para a sua loja, que poderá influenciar nos seus lucros e até mesmo na manutenção do seu negócio no mercado.
Por isso, no conteúdo de hoje, vamos dar dicas de como contratar o vendedor ideal para a sua loja de presentes criativos. Acompanhe:
O que o varejista deve cuidar na hora da contratação
O processo seletivo de um vendedor (a) para a sua loja de presentes criativos demanda algumas etapas. Entre elas, podemos citar:
- Divulgação da vaga: para encontrar o vendedor ideal para a sua loja de presentes, a divulgação da vaga em aberto precisa ser constante. Você pode divulgar as suas vagas na própria vitrine da sua loja ou utilizar canais como agências de emprego e portais de vagas na internet da sua cidade.
- Seleção: nesta etapa, é preciso analisar os currículos recebidos e definir critérios de corte com base no perfil que você deseja para a sua loja.
- Preparação para a entrevista: desenvolva um formulário e enumere as perguntas que serão usadas como referência para o candidato, deixando-as para preenchimento na entrevista.
- Entrevista: antes de iniciar a entrevista, é importante deixar o candidato relaxado e, na sequência, começar a fazer as perguntas que você colocou no formulário. Tome notas durante a entrevista para facilitar o preenchimento completo depois que o entrevistado for embora.
- Contratação: caso o candidato tenha os requisitos necessários, peça a ele os documentos para a contratação.
- Integração: nesta etapa, separe um tempo para preparar o primeiro dia de trabalho do seu novo vendedor. Também é recomendável ficar por perto nos primeiros dias.
- Avaliação da experiência: execute a avaliação de acordo com as exigências definidas, pelo menos uma semana antes do período, 30/45 dias e 60/90 dias, para, se for necessário, para o desligamento do funcionário.
Quais sãos os principais atributos de um bom vendedor?
Separamos aqui as principais características que você deve buscar em um candidato na hora de entrevistá-lo. Veja só quais as melhores qualidades de um bom vendedor para a sua loja de presentes:
Interesse
- Disponibilidade para trabalhar, mesmo que fora do seu horário normal;
- Admirar os produtos da loja;
- Vestir a camisa da loja;
Comunicação
- Ficar atento às reações dos clientes;
- Se comover com os problemas das outras pessoas;
- Ouvir sempre o cliente para descobrir suas necessidades;
- Adaptar cada abordagem de venda ao perfil do consumidor;
Persuasão
- Admirar metas e desafios;
- Gostar da sua profissão;
- Acreditar em si mesmo;
- Sempre ser positivo;
Iniciativa
- Abordar os clientes;
- Resolver os problemas com agilidade;
- Ter iniciativa para conseguir novas maneiras de conquistar clientes;
Flexibilidade
- Aprender com as críticas construtivas;
- Ser rápido na resolução de problemas;
- Estipular metas para si;
- Sempre tentar ser o melhor;
Encantar e fidelizar clientes
- Praticar sempre o pós-vendas: ligar para os clientes, quando chegar alguma novidade;
- Sempre ser educado e prestativo com o cliente;
- Não enganar os clientes;
- Sempre dar o devido retorno aos clientes, quando for necessário;
- Sempre encantar os clientes oferecendo mais do que o esperado.
A importância de uma boa entrevista
A entrevista é o ponto alto de qualquer processo seletivo. Portanto, é primordial o entrevistador estar preparado para esse momento. A dica é fazer antes uma lista de palavras-chave que deverão ser abordadas durante a conversa.
Explore questões abertas, que não deixem claro o que você deseja ouvir. Assim, você ouve a opinião verdadeira do candidato. E fique atento à postura, linguagem corporal, ao comportamento e à forma de falar de cada candidato.
Nunca se esqueça de que possuir conhecimentos e habilidades são importantes, mas a atitude da pessoa é essencial para ela se tornar um vendedor de sucesso.
Dicas de perguntas para fazer na entrevista ao candidato
- Qual a definição de vendedor para você?
- Qual o método que você utiliza para medir o seu sucesso?
- Qual a sua reação diante de uma meta não cumprida?
- Quais os canais de comunicação que você utiliza para se manter informado?
- Como é a organização do seu dia a dia?
- Descreva uma ocasião que você se desdobrou para cumprir uma meta.
- Como você lida com chefes e colegas de trabalho complicados? Descreva uma situação que você viveu.
- Como é um dia típico de trabalho seu?
- O que é mais chato para você na área de vendas?
Com essas dicas, suas entrevistas de emprego serão muito mais ricas. E a chance de você acertar no vendedor para a sua loja de presentes, muito maiores!
Curtiu o conteúdo de hoje? Ficou com alguma dúvida sobre a contratação do vendedor ideal para sua loja de presentes criativos? Conte para a gente nos comentários agora mesmo!