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8 ações de marketing baratas para fazer na sua loja – Venda Mais Presentes

8 ações de marketing baratas para fazer na sua loja

A realidade das pequenas empresas não permite grandes investimentos em marketing. Com orçamentos limitados, é preciso ter criatividade e jogo de cintura para atrair e encantar os clientes. Por isso, ideias de ações de marketing baratas são sempre bem-vindas!

Atualmente, com a internet, ficou mais fácil alcançar o público tendo pouco dinheiro para isso. As redes sociais ― como Facebook, Instagram e WhatsApp ― permitem criar um relacionamento com os clientes e divulgar os produtos com pouco (ou nenhum!) investimento. Mas fora da internet também é possível criar ações de marketing baratas, que chamem a atenção do público que interessa à sua loja.

Portanto, vamos ver agora algumas ideias de ações de marketing baratas para trazer mais clientes até a sua loja!

1. Merchandising criativo

As ideias podem começar da porta da loja para dentro. Pense o que você pode fazer na sua própria loja sem gastar muito. Basta ter um pouco de criatividade para criar uma vitrine ou expor os produtos no ponto de venda de forma diferenciada, com ilhas temáticas e sinalizadores, por exemplo. Torne a experiência de compra mais divertida e interativa!

2. Ações de marketing baratas com a equipe de vendas

Trabalhar o marketing interno (endomarketing) com a equipe de vendas também pode ser uma alternativa barata. Você pode criar ações de incentivo ao oferecer uma premiação para quem tiver melhor desempenho nas vendas (“destaque do mês”). Outra ideia é criar um grupo no WhatsApp para integrar os seus vendedores e mantê-los informados e motivados.

3. Eventos nos finais de semana

Crie eventos na sua loja nos finais de semana. Uma festa de Halloween, um encontro de Dia das Mães ou uma comemoração de Dia das Crianças, por exemplo, são atrativos para trazer clientes até a sua loja. A decoração não precisa ser muito cara: invista em balões, artesanatos e até um carrinho de pipoca ou algodão doce para receber as pessoas. E destaque os produtos que mais tenham a ver com o evento para estimular a compra.

4. Sorteios nas redes sociais

Sorteios nas redes sociais não custam muito, e você alcança uma grande visibilidade! Basta oferecer uma premiação interessante, que os seus clientes desejem muito. Peça para eles marcarem os amigos e curtirem a sua página. Você também pode encontrar parceiros para tornar a premiação mais atrativa e aumentar o alcance da divulgação.

5. Envio de e-mail marketing

E-mail marketing tem baixíssimos custos. Você pode enviar e-mails um a um do próprio provedor de e-mail, sem qualquer custo. Mas, para enviar para mais pessoas, é preciso ter uma plataforma de e-mail marketing. Elas costumam ser baratas e permitem fazer envios segmentados para o cadastro de clientes, com base em seus interesses ou data da última compra, por exemplo.

6. Envio de ofertas exclusivas por WhatsApp

O WhatsApp também é uma ferramenta digital sem custos para os lojistas. Ao efetuar uma venda, você pode coletar os dados do cliente e pedir autorização para falar com ele pelo aplicativo. Então, envie ofertas a ele que tenham a ver com os seus interesses. Aqui, a comunicação personalizada é o grande diferencial para conversar com os clientes sem ser inconveniente.

7. Investimento em anúncios segmentados

Na internet, é possível atrair clientes e ganhar visibilidade sem qualquer custo. Porém, quando você investe em anúncios, os resultados tendem a ser ainda melhores. E, em comparação com a publicidade tradicional (TV, rádio, outdoors etc.), eles são bem mais baratos. Para anunciar no Facebook ou no Google, por exemplo, o que você precisa é segmentar o público, por interesses ou localização, por exemplo. Assim, o investimento será mais proveitoso.

8. Programas de indicação

Uma das ações de marketing baratas mais eficientes é o boca a boca. Embora ele aconteça naturalmente, você pode incentivar que ele se torne mais frequente. Para isso, crie um programa de indicação que ofereça prêmios ou descontos para quem indicar futuros clientes. O objetivo é transformar os seus clientes em propagadores da sua marca.

Enfim, você já tem várias ideias para aplicar na sua loja! Não pense que você precisa ter grandes orçamentos e anunciar nos grandes veículos de mídia para ter mais visibilidade. O segredo das ações de marketing baratas está em focar no seu público, sem desperdiçar verba com quem não tem perfil para ser seu cliente. Além disso, o toque de criatividade nas ações é o que vai diferenciar a sua loja das demais concorrentes.

Agora, se você tem outras ideias de ações de marketing baratas, deixe aqui nos comentários mais dicas para aumentar as vendas sem gastar muito.

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