Como montar uma vitrine de dia das mães na sua loja

Já é quase Dia das Mães! Ok, ainda falta um pouquinho para o mês de maio, mas os lojistas precisam se antecipar para ter tudo pronto quando o movimento começar. Então, queremos saber agora: você já sabe como vai montar a vitrine da sua loja no Dia das Mães? Se ainda não pensou nisso, nós vamos ajudar você.

Em datas comemorativas como essa, muitas pessoas vão às compras sem saber o que dar de presente e contam com as lojas para escolher a melhor opção. Por isso, a vitrine pode ser decisiva, ao destacar produtos que chamem atenção do cliente.

Aí, se você conseguir fazer o consumidor entrar na sua loja — e esse é o papel principal da vitrine —, um grande passo é dado rumo à compra!

Por isso, estamos aqui para ajudar você a montar uma vitrine arrasadora no Dia das Mães! Se for atraente, criativa e organizada, ela é capaz de despertar o desejo e potencializar as vendas da sua loja. Fique de olho nas dicas:

Entenda o público da sua loja

Você já conhece os seus clientes? Não estamos falando de saber o nome ou o rosto deles, mas de entender o seu perfil, gostos, comportamentos e interesses. Isso é determinante para definir qual linha seguir ao montar a vitrine.

Por exemplo: talvez o cliente seja adolescente e permita ousar mais na disposição e nas cores, o que não é tão indicado para quem é mais conservador. E se o cliente tiver pouco poder aquisitivo, não adianta colocar só os produtos mais caros em destaque, entende?

Escolha os produtos que você quer destacar

O que está na vitrine é aquilo que você mais quer mostrar para o seu cliente, né? Mas a seleção dos produtos não pode se basear só no seu gosto. Você precisa escolher com inteligência, conforme o seu objetivo comercial no momento. Por exemplo:

  • Produtos que tenham boa margem de lucro, para que você tenha um ganho maior;
  • Lançamentos e novidades, para chamar atenção e promover uma nova coleção;
  • Produtos encalhados ou fora de linha (desde que sejam atrativos), para liberar estoque.

Adote algumas estratégias de exposição de produtos

Não dá para só largar os produtos na vitrine, ok? O posicionamento de cada item deve ser pensado para atrair o olhar do cliente e direcionar o seu interesse. Veja algumas estratégias para que isso aconteça:

Agrupamento

Agrupar elementos ajuda o cérebro a organizar as informações. Então, os itens podem ser reunidos por coleções (ex.: Dia das Mães), por momentos (ex.: produtos para ver um filme em casa) ou por cores.

Alinhamento

Alinhar os produtos também é uma forma de ajudar o cérebro a organizar as informações. Para isso, você pode usar prateleiras ou linhas imaginárias para dispor os itens na vitrine.

Ponto focal

É o produto ou área para onde você quer direcionar o olhar do cliente. Geralmente, o ponto focal fica no centro da vitrine e à altura dos olhos, valorizado pela iluminação.

Sugestão de uso

Uma bolsa a tiracolo em um manequim pode parecer banal, mas tem uma função: quando o cliente vê o produto em uso, ele fica mais disposto a comprá-lo.

Capriche na iluminação

Quando falamos de iluminação, sabia que o ser humano se comporta como um inseto? Somos atraídos pelo que tem mais luz! E ignoramos o que está na penumbra…

No Dia das Mães, você pode adotar esse princípio para a sua vitrine: ilumine bem aquilo que você quer destacar. Para isso, invista em iluminação artificial, com trilhos, refletores e spots de luz, para valorizar os produtos e realçar as suas cores.

Deixe espaços livres na vitrine

Organização: não esqueça essa palavra. Por mais que você goste de toda a sua coleção de Dia das Mães, não adianta empilhar tudo lá na vitrine! É preciso priorizar alguns produtos para não causar uma poluição visual.

Ao selecionar apenas alguns produtos, você vai conseguir deixar espaços livres na vitrine. Mas não pense que isso é um problema: essas áreas de respiro tornam a visualização dos produtos mais agradável e ajudam a guiar o olhar do cliente, sem deixá-lo confuso.

A segunda data que mais vende no varejo merece a sua atenção! Você pode garantir um grande faturamento nesta época, mas é preciso se planejar, ok? Não deixe tudo para a última hora!

Com este post, você já deu um grande passo ao saber como montar a vitrine para o Dia das Mães. Mas o trabalho não acaba por aqui: é preciso fazer muito mais para garantir as vendas nesta época. Então, confira agora o nosso post cheinho de dicas de ações para vender mais no Dia das Mães.

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s