Prevenir é ser Phyna – 6 simples passos para se prevenir do câncer de mama

Câncer de mama é algo que preocupa milhares de mulheres em todo o mundo. E isso é natural que aconteça, afinal não é difícil que você tenha uma conhecida que sofre ou já sofreu com a doença.

Mas existem muitas evoluções na medicina atual que traz esperança e alivio a inúmeras mulheres que enfrentam o câncer de mama nos dias de hoje. Os tratamentos continuam a melhorar, e sabemos mais maneiras de prevenir a doença do que sabíamos antes.

Essas são seis etapas simples podem ajudar a reduzir o risco de câncer de mama. Nem todos se aplicam a todas as mulheres, mas juntas podem ter um grande impacto em sua qualidade de vida e sua saúde.

1. Mantenha-se em harmonia com a balança

Manter um peso saudável é um objetivo importante para todos em especial para as mulheres. O excesso de peso pode aumentar o risco de muitos tipos de câncer, incluindo câncer de mama, especialmente após a menopausa.

2. Pratique atividades físicas

As mulheres que têm por hábito se exercitarem por pelo menos 30 minutos por dia apresentam menor risco de câncer de mama. O exercício regular também é uma das melhores maneiras de ajudar a manter o peso sob controle.

3. Abuse de alimentos como frutas e vegetais – e evite a ingestão de bebidas alcoólicas

Uma dieta saudável pode ajudar a reduzir o risco de câncer de mama. Beba muita água, coma muitas frutas, vegetais e mantenha o álcool em níveis baixos (uma taça de vinho eventualmente na semana). Apesar de ser bom para o coração, mesmo níveis baixos de ingestão podem aumentar o risco de câncer de mama. Se você não bebe, não sinta que precisa começar. Se você bebe moderadamente, provavelmente não há motivo para parar. Mas, se você bebe muito, você deve reduzir ou procurar para com o consumo do álcool.

4. Não fume

Fumantes e não fumantes também sabem como o tabagismo é prejudicial a saúde. Além de diminuir a qualidade de vida e aumentar o risco de doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais e pelo menos 15 tipos de câncer – incluindo câncer de mama – também causa mau hálito, prejudica os dentes e o aumento precoce de rugas e marcas de expressões.

5. Amamente, se possível

O aleitamento materno por um ano ou mais (somado a todos os filhos) reduz o risco de câncer de mama. E além de tudo também possui ótimos benefícios para a saúde de seu filho (a).

6. Descubra o histórico de doenças na sua família

Mulheres com uma forte história familiar de câncer podem tomar medidas especiais para se proteger, por isso é importante que as mulheres conheçam a história familiar. Você pode estar em alto risco de câncer de mama, se você tiver uma mãe ou uma irmã que desenvolveram câncer de mama ou de ovário (especialmente em uma idade precoce) ou se você tem vários membros da família (incluindo os homens) que desenvolveram câncer de mama, ovário ou próstata. Um médico pode ajudá-la a entender seus históricos de doenças na família e te ajudar na prevenção e riscos que você pode vir a ter.

Fique alerta aos fatores de risco do câncer de mama

Infelizmente, também há uma série de importantes fatores de risco de câncer de mama que as mulheres não têm controle. Porem saber quais são estes fatores pode ajudá-la a entender nível de risco e fazer o que for possível para diminuí-lo. Faça exames periódicos e fale sempre com um médico sobre qualquer alteração ou sintomas que sentir.

Estes são alguns do fatores que podem aumentar o risco de câncer da mama nas mulheres:

  • Idade mais avançada, especialmente 60 anos ou mais;
  • História familiar de câncer de mama;
  • Primeiro período menstrual antes dos 12 anos;
  • Menopausa com 55 anos ou mais;
  • Primeiro parto após os 35 anos;
  • Sem filhos;
  • Seios densos;
  • Histórico de doença benigna da mama.

Não esqueça o autoexame

Apesar de não ser um fator de prevenção ao câncer, é a melhor forma de detectar a doença o mais cedo possível, tornando assim o tratamento mais eficaz e menos invasivo. Para a maioria das mulheres, as mamografias regulares podem começar aos 40 anos, mas as recomendações específicas variam de acordo com a idade e o risco.

A Simas Presentes Criativos apoia o Outubro Rosa, faça você também sua parte nesta luta contra o câncer e procure uma instituição de sua preferência para colaborar, não conhece nenhuma? Nossa sugestão é a Associação Câncer Amor Próprio.

(Fonte: Sisteman Cancer Center: https://siteman.wustl.edu)

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s