Lojas pequenas e lucrativas: confira como montar a sua!

Montar uma loja e ser “dono do próprio nariz” é o sonho de muita gente, não é mesmo? Certamente, se você perguntar para um pequeno grupo de amigos quantos deles já imaginaram fazer isso, muitos responderão que já tiveram ou ainda têm esse objetivo.

Mas o sonho do empreendedorismo exige disciplina e busca por conhecimento constante para não virar pesadelo. Por exemplo, para montar uma loja grande, é preciso fazer um grande investimento inicial e encarar uma concorrência forte e que já está bem estabelecida.

Nesse cenário, surge então como alternativa montar uma loja pequena e lucrativa. Mas como fazer isso?

Para ajudar você nessa empreitada, preparamos um passo a passo de como montar uma loja em espaços pequenos, mas que ofereça um grande potencial de lucro. Confira!

Montando lojas pequenas e lucrativas

1. Defina quem é o seu público-alvo

Escolher quem será o cliente da sua loja é um passo decisivo para ter sucesso. Saiba para quem você quer vender, pois as decisões que você deverá tomar serão direcionadas para essas pessoas, inclusive o nome e a identidade visual da sua loja.

Então, pense na faixa etária, renda familiar, estilo, o que esse público gosta de comprar, etc. Assim, você será capaz de definir quem é o seu público-alvo e dedicar-se a ele, montando um mix de produtos que seja perfeito para atraí-lo para a sua loja!

2. Determine o capital inicial

Para montar a sua loja é preciso saber o quanto você está disposto (e tem condições) a investir. Você deve considerar alguns custos, como a compra ou o aluguel do ponto, mobília, equipamentos, taxas referentes à abertura da loja, funcionários necessários, propaganda, mercadorias, embalagens, etc.

Uma forma de garantir o funcionamento da sua loja é ter o capital necessário para 6 meses de funcionamento, assim, você não corre riscos de se endividar ou de ter que fechar a sua loja antes mesmo de ela começar a dar retorno.

3. Decida a localização da sua loja

Para decidir a localização da sua loja é importante avaliar a quantidade de estabelecimentos que vendem produtos similares nas proximidades.

Além disso, o seu público-alvo deve ter acesso fácil à sua loja: você deve estar em um lugar que os seus clientes frequentem. Ter uma área para estacionamento também pode contar muitos pontos a favor na hora de atrair pessoas para a sua loja.

4. Saiba como administrar a sua loja

Para administrar a sua loja, procure a ajuda de dois profissionais: um advogado e um contador. Eles irão fornecer todo o suporte burocrático para que você consiga focar os seus esforços na sua loja e em maneiras de torná-la lucrativa.

O advogado irá dar suporte nos contratos que serão feitos com fornecedores, parceiros, sócios, etc. Já o contador, irá fazer a inscrição do CNPJ e ajudará na administração dos impostos que você pagará e orientará sobre o melhor regime tributário para o seu empreendimento.

5. Invista na estrutura da sua loja

As lojas pequenas, normalmente, têm menos de 50m². Esse espaço vai definir, inclusive, a quantidade de mercadorias que você deverá ter no seu estoque.

Tenha isso em mente antes de comprar a mobília, pois é preciso ainda destinar uma área para a circulação dos clientes, para o caixa e para o escritório.

6. Escolha o seu time

Para que a sua loja seja lucrativa, é preciso aproveitar todas as oportunidades de venda e contar com uma boa equipe é fundamental para que isso aconteça.

Por mais que você assuma boa parte das funções, caso a sua loja seja pequena, vai acabar contratando alguém para ajudar na área de vendas. Ofereça um bom treinamento para que esse profissional entenda a importância de atender bem para vender mais.

7. Determine o mix de produtos da sua loja

Definir o seu mix de produtos é tão importante quanto decidir o público-alvo da sua loja. Pois, para atrair esses clientes, você deve contar com produtos que sejam interessantes para eles.

Um diferencial para uma loja pequena parecer uma loja grande é contar com produtos diversos, que garantam que esses clientes voltarão outras vezes para comprar, pois sabem que sempre há novidades no seu estabelecimento.

Uma loja de presentes criativos, por exemplo, fará com que os clientes voltem em todas as ocasiões, como as datas comemorativas, festinhas, formaturas, etc. Esse tipo de produto também possui uma alta margem de lucro, fazendo com que o retorno do seu investimento seja mais rápido e tornando a sua loja lucrativa – algo fundamental em uma loja pequena. Confira no nosso post Atacado de Presentes Criativos para Revender dicas para escolher os produtos certos para sua loja.

Além disso, analisar a rentabilidade e a margem de lucro prometida pelo seu mix, já que sua loja será pequena, é fundamental para que você consiga aproveitar cada espaço da sua loja, tirando o melhor proveito dela.

Esperamos que você tenha gostado das nossas dicas. Esse passo a passo reúne as principais etapas para montar uma loja pequena e lucrativa. Analise bem e comece a planejar agora mesmo a sua!

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Gostou das nossas dicas? Você tem algum conselho para compartilhar? Participe e deixe um comentário. Até a próxima!

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

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