Como motivar sua equipe de vendas

Para que o seu negócio cresça e dê bons resultados, você sabe que depende dos clientes. Mas para atraí-los, de nada adianta ter os melhores produtos, a loja mais legal do bairro e os preços mais competitivos se você não contar com bons vendedores.

Ter uma equipe motivada é uma estratégia que aumenta as vendas, a produtividade e a lucratividade da sua loja!

Ao contrário do que muita gente ainda acha, manter a equipe de vendas motivada não exige grandes investimentos com palestras com os profissionais mais conceituados, grandes salários, treinamentos no exterior ou super prêmios. Algumas ações, que vão muito além do tapinha nas costas, são super eficientes!

Pensando nisso, preparamos o texto de hoje com algumas dicas de como motivar sua equipe de vendas. Vem conferir com a gente!

Como motivar os vendedores na sua loja de presentes

A escolha da equipe de vendas

Os vendedores representam a imagem da sua loja. Por isso, a escolha desses funcionários é um passo muito importante para o sucesso do seu negócio.

Pense na imagem que você quer transmitir e contrate pessoas que se adaptem e que sejam apaixonadas pelo que fazem; os seus clientes certamente irão notar!

Não se esqueça do feedback

Não importa o quanto o dia a dia da sua loja seja corrido, é preciso achar um tempinho na agenda para elogiar o bom desempenho e para fazer críticas construtivas.

Assim, a sua equipe de vendas saberá exatamente o que você espera de cada um. Ah, e procure fazer isso em um local reservado, assim, todos ficarão mais confortáveis.

Treine a sua equipe de vendas

Essa é uma boa prática de como motivar o seu time. O treinamento deve ser constante para que os vendedores conheçam o seu público-alvo e as características de cada um dos produtos da sua loja.

Faça simulações, fale a respeito dos benefícios dos produtos, ensine a prospectar e a negociar, apresente sempre as novidades, tudo isso fará grande diferença na motivação de seus vendedores e nas vendas de sua loja!

Quando falamos de presentes criativos, por exemplo, você pode apresentar o conceito por trás de uma coleção e as características e benefícios de cada produto. Assim, quando um cliente chegar, sua equipe se sentirá muito mais preparada para vender!

Estabeleça metas reais

Como motivar os vendedores na sua loja de presentes

Vendedores são competitivos por natureza. São profissionais que amam ser desafiados e que ficam frustrados quando não conseguem entregar o resultado desejado.

Analise as condições da sua loja antes de estabelecer as metas para que sua equipe de vendas seja capaz de batê-las. É claro que você quer aumentar as suas vendas e ter bons resultados, mas é preciso conhecer o cenário e manter os pés no chão na hora de definir as metas.

Celebre as conquistas da equipe de vendas

Motivando a equipe de vendas da sua loja de presentes criativos

Sabe aquela meta mensal que você propôs? Quando a sua equipe atingi-la, comemore! Promova um café da manhã coletivo ou um happy hour. Assim, todos ficarão motivados e irão querer fazer tudo de novo no próximo mês!

Faça reuniões periódicas

Esses momentos são bem importantes para passar as metas de vendas da equipe (diárias, semanais e mensais), falar a respeito dos produtos que devem ser trabalhados, das novidades e das dificuldades. Aproveite também para lançar desafios que deixarão a rotina mais dinâmica.

É fundamental também abrir espaço para a sua equipe de vendas falar, apresentar suas dúvidas, compartilhar casos de vendas de sucesso, etc. Com isso, todos saem ganhando!

Estabeleça uma competição saudável entre os vendedores

Existem diversas ações motivacionais que irão despertar o lado competitivo da sua equipe de vendas e trarão bons resultados para a sua loja.

Mas atenção! Deixe as regras bem claras e acompanhe as ações para ter certeza de que todos estão jogando limpo e respeitando uns aos outros.

Em um dia chuvoso, com baixo movimento, separe uma premiação, que pode ser em dinheiro, por exemplo. O objetivo é que esse dinheiro “passe” para o vendedor com a maior venda. Cada vez que um vendedor realizar uma venda maior do que a do colega, o dinheiro passa para ele. Esse jogo estimula a competição saudável e todos irão querer trabalhar de maneira a superar os demais e ficar com o prêmio no final do dia.

Outra ação que pode ser feita durante o final de semana, é estabelecer uma meta de vendas e premiar aqueles que a atingirem com ingressos para o cinema com direito a combo de pipoca e refrigerante. Experimente!

Motivar a sua equipe de vendas é essencial para que todos trabalhem melhor e encantem os seus clientes. Reconheça os esforços desses profissionais, afinal, eles são fundamentais para a sua loja!

E você, como motiva a sua equipe de vendas? Gostou das nossas dicas? Deixe um comentário e até a próxima!

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s