Como cuidar do fluxo de caixa da sua loja de presentes criativos?

Todos os dias o dinheiro da sua loja de presentes criativos entra e sai do caixa, não é mesmo? Você vende, recebe, paga contas, fornecedores, funcionários e tudo o mais.

Mas já notou como essa movimentação ocorre em diferentes prazos? Por exemplo, você vende hoje, mas o parcelamento é só para daqui a 30 dias. Já o fornecedor vai bater na sua porta para receber aquele pagamento na semana que vem. E agora, o que fazer?

O fluxo de caixa é essencial para fazer o controle financeiro de uma loja. Sem ele, o lojista não consegue evitar problemas devido à falta de dinheiro no caixa ou fazer investimentos e reservas quando o caixa é positivo.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para ajudar você a entender e a cuidar do fluxo de caixa da sua loja de presentes criativos. Confira!

O fluxo de caixa em uma loja de presentes criativos

Afinal, o que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é um controle financeiro que o lojista deve fazer para acompanhar as entradas e saídas de dinheiro da sua loja em um determinado período.

Assim, é possível tomar as melhores decisões para o seu negócio e saber exatamente se você está tendo mesmo lucro ou operando no vermelho.

Isso é realmente necessário para a minha loja?

Sim! Com um fluxo de caixa bem organizado, você será capaz de prever o futuro da sua loja de presentes criativos sem ter uma bola de cristal! Sabe como? Através de fatos e de planejamento financeiro.

A falta de organização e de registro do fluxo de caixa faz com que o lojista se perca e não saiba quais valores que entraram e quais saíram e isso é extremamente perigoso, pois, por mais que o saldo do caixa seja positivo, pode ser que a sua loja esteja no negativo e você nem saiba!

Fluxo de caixa: como fazer isso?

O fluxo de caixa em uma loja de presentes criativos

O fluxo de caixa perfeito é aquele em que todas as movimentações são registradas, por menores que elas sejam. Tirou dinheiro do caixa para fazer uma ação para motivar a equipe de vendas? Registre. Conseguiu um pequeno desconto ou um aumento de prazo com um fornecedor? Registre também.

Você pode estar pensando: “Onde registrar?”. Esse acompanhamento pode ser feito em papel, planilhas do Excel ou em sistemas de gestão e controle financeiro. Basta escolher a ferramenta que melhor atender às necessidades da sua loja.

Ah, mas de nada adianta encher o controle de informações e não fazer uma análise! Você deve utilizar esses dados para fazer um bom planejamento.

Vamos a um exemplo que você conhece bem: as datas comemorativas, como o Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e o Natal são muito importantes para o mercado de presentes criativos, pois elevam o faturamento da sua loja. Mas, se não houver um planejamento, você pode acabar gastando o lucro e esse dinheiro fará falta para a sobrevivência da sua loja durante os meses menos movimentados.

Então, para não passar apertos durante o ano e correr graves riscos, como a falta de pagamento aos seus funcionários e até mesmo o fechamento da sua loja, a saúde financeira deve ser acompanhada de perto. Tenha disciplina e registre todas as movimentações da sua loja, assim, você terá condições de:

  • Saber se pode dar mais prazo de pagamento para os seus clientes, em opções de cartão de crédito;
  • Descobrir se precisa negociar prazo com os fornecedores ou se pode morder um desconto, pagando à vista ou em menos vezes;
  • Avaliar a necessidade de recorrer a empréstimos;
  • Prever se terá lucro para investir em melhorias para a sua loja;
  • Verificar a possibilidade de fazer promoções ou liquidações, formas de gerar caixa rápido, mas ruins a longo prazo pois prejudicam sua margem de lucro.

Essas são pequenas vantagens que você terá ao iniciar um controle rigoroso do seu fluxo de caixa. Cuidar do fluxo de caixa da sua loja de presentes criativos e saber de onde o dinheiro vem e para onde ele vai é essencial para que seu negócio tenha lucro e se mantenha forte e competitivo.

Comece agora mesmo!

E você, já faz o controle do fluxo de caixa da sua loja de presentes criativos? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe sua mensagem nos comentários!

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s