Conheça o perfil ideal para uma vendedora de loja de varejo

Quem tem uma loja há alguns anos sabe o quanto o perfil de uma boa vendedora mudou. Há pouco tempo, os lojistas buscavam uma profissional com boa aparência e que falasse bem. Hoje, os clientes estão muito mais exigentes e bem informados. Uma vendedora deve criar uma experiência de compra positiva, encantar, ser apaixonada pelo que faz e gostar de pessoas.

Entretanto, encontrar essas pessoas é uma tarefa desafiadora. Mas, para atender às novas exigências do mercado, o processo de recrutamento também deve mudar.

Pensando nisso, preparamos o post de hoje para que você saiba como contratar uma vendedora com o perfil certo para loja de varejo e possa montar o melhor time. Confira!

Como contratar uma vendedora de uma loja de presentes

Perfil de uma boa vendedora

Pensando em como contratar uma vendedora, você deve ter em mente quais competências essa profissional deve ter. Algumas características e habilidades podem ser desenvolvidas através de treinamento. Mas outras você precisa identificar desde o início do processo de seleção para não perder tempo nem se desgastar futuramente. Entre essas características ideias estão:

  • Autoconfiança: busque uma vendedora que esteja de bem com si mesma, que seja animada, alegre e confiante. Essa energia irá atrair e encantar seus clientes!
  • Jogo de cintura: é o controle emocional, a forma como a vendedora irá lidar com clientes problemáticos ou com pouca paciência. Para identificar se a sua candidata possui essa habilidade, faça uma simulação durante a entrevista, assumindo o papel de um cliente nervoso e veja como ela se sai.
  • Simpatia: algumas pessoas são agradáveis por natureza e sabem transmitir aquela sensação de conforto e acolhimento. Uma boa vendedora de loja de varejo deve deixar os clientes à vontade para estabelecer bons relacionamentos e atendê-los melhor.
  • Iniciativa: sabe quando você passa em frente a uma loja e encontra um “paredão humano”? Todos os vendedores parados, escorados em prateleiras ou em paredes. Que situação desagradável, não é mesmo? Uma vendedora que possui iniciativa executa tarefas sem precisar que alguém fique mandando. Com toda a tecnologia à disposição, essa profissional deve utilizar os mais diversos canais de comunicação da loja para atrair os clientes, sempre em busca de novas maneiras de vender e atender melhor.
  • Gostar de desafios: uma boa vendedora que trabalha com comissões entende que quanto mais vende, mais ganha. Simples assim! A vendedora ideal deve buscar formas de contornar um não, ser persuasiva e dinâmica, sempre sem desanimar, sabendo trabalhar bem com metas e cobranças.
  • Identificação com o seu negócio: os melhores profissionais são aqueles que “vestem a camisa”, que gostam dos produtos e que se orgulham de fazer parte do time. A vendedora com perfil ideal deve compartilhar desses valores. Assim, as vendas ocorrerão com muito mais naturalidade.

Como contratar a vendedora com perfil ideal?

Como contratar uma vendedora de uma loja de presentes

Existem muitas formas de contratar uma vendedora para a sua loja de presentes. Você pode anunciar nas redes sociais ou na própria loja ou pedir indicações para os seus funcionários.

Uma forma bastante utilizada no varejo é trazer profissionais da concorrência. Essa estratégia permite que você contrate uma vendedora que já possui experiência e conhece a dinâmica das lojas de varejo, mas pode te deixar com a reputação manchada na vizinhança.

Outra opção é oferecer uma oportunidade para alguma funcionária da sua loja, como estoquista ou auxiliar. Assim, você irá aumentar a motivação e contará com uma pessoa que já conhece o perfil da sua loja e o dos seus clientes, criando uma espécie de plano de carreira dentro da sua própria loja.

Recrutar uma boa vendedora é um desafio. Essa profissional representa a imagem da sua loja e é a responsável por encantar os clientes.

Muita gente se engana na hora de contratar e a rotatividade do varejo torna-se bastante alta.

Para poder contar com o melhor time, crie um ambiente agradável e amigável dentro da loja, busque maneiras de motivar a sua equipe de vendas, forneça feedback e seja acessível. E lembre-se: a melhor forma de ter um time vencedor é tendo um ambiente agradável para se trabalhar. Assim, você contará com vendedoras mais engajadas e isso irá gerar um melhor atendimento para os clientes, resultando em melhorias no seu faturamento!

E para você, como é o perfil da vendedora de loja ideal? Você tem alguma dica de como recrutar essas profissionais? Compartilhe suas dúvidas e experiências nos comentários!

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

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