Como se livrar do estoque antigo: 5 dicas para fazer ainda hoje!

O estoque da sua loja nada mais é do que um investimento que você fez. E qual investidor gosta de ver o seu dinheiro parado, ainda mais considerando toda a competitividade do mercado, não é mesmo?

Os lojistas devem estar sempre atentos e buscar as melhores práticas para o seu negócio. E uma delas é ter um controle eficaz sobre o seu estoque. Afinal, se você está com produto parado, esse é um grande indicador de que você está perdendo dinheiro!

Claro que isso pode ocorrer com qualquer loja. A diferença entre as que têm sucesso e aquelas que só dão prejuízo é a forma como o lojista decide agir. E o que fazer para fazer parte do primeiro time?

Para ajudar você, preparamos o post de hoje com 5 dicas para você tomar o controle da situação e começar a se livrar do estoque antigo ainda hoje. Confira!

Como se livrar do estoque antigo em uma loja de presentes

1. Analise o seu estoque e a organização da sua loja: produto escondido não vende!

Uma das razões para os clientes não comprarem é que eles entram na loja e não encontram os produtos. Então, nada de deixar suas mercadorias escondidas! Às vezes, o estoque está parado porque ninguém sabe que a mercadoria está lá.

Reserve uma parte do seu dia e circule pela loja. Como está a organização? Os produtos estão bem expostos? Eles têm visibilidade? Estão chamando a atenção? E no seu estoque, você sabe tudo o que tem lá ou há muito produto antigo encalhado?

Você deve dar destaque para os produtos que precisam ser vendidos, portanto, mescle as novidades da vitrine com as mercadorias que estão empacadas. Assim, elas também irão parecer lançamentos, mudando a percepção delas na sua loja; os seus clientes vão adorar ter contato com todo o seu mix de produtos!

2. Faça campanhas de incentivo com a sua equipe de vendas para manter o estoque girando

A sua equipe de vendas também deve conhecer bem o seu estoque e ter informações sobre seu giro. Assim, será mais fácil dedicar esforços para aqueles produtos parados e antigos que precisam de um empurrãozinho!

Crie campanhas de incentivo para motivar o seu time a oferecer essas mercadorias aos clientes. O que fazer para conseguir isso? Confira algumas ideias a seguir!

Verifique os produtos que estão parados

Desafie os vendedores: a cada produto do estoque antigo vendido, eles ganham R$ 1,00. Você verá que no final, é uma comissão extra que vale super a pena!

Crie uma comissão diferenciada

Aumente a comissão sobre a venda de itens antigos. Assim, as vendedoras terão um incentivo extra para focar neles e eles vão desencalhar, fazendo seu estoque girar!

Ofereça premiações diferentes para os vendedores

Ofereça uma folga ou um par de ingressos para o cinema para o vendedor que vender mais itens “empacados” em seu estoque.

Essas são pequenas formas de você estimular uma competição saudável e se livrar do estoque antigo.

3. Faça descontos relâmpago para queimar seu estoque antigo

Como se livrar do estoque antigo em uma loja de presentes

Aproveite um horário de movimento intenso na sua loja para promover uma ação que fará os seus clientes comprarem por impulso.

Escolha algum produto do estoque antigo que esteja parado e dê aquele desconto! Anuncie: “Desconto de 60% no produto tal. Mas corra, é só por uma hora!” Assim, você faz o seu estoque girar e deixa seus clientes felizes por aproveitarem uma boa oportunidade de compra!

4. Faça promoções!

Você certamente já acabou usando como alternativa uma das opções a seguir: “Queima de estoque”, “Bota fora”, “Liquidação”, não é mesmo? Essas estratégias são uma forma adotada pelos lojistas para movimentar o estoque e se livrar de produtos parados.

E, claro, quem não adora uma boa promoção? Sair com uma sacola cheia e aquela sensação de ter feito um ótimo negócio é fantástica!

O que fazer para criar promoções atrativas? Veja algumas sugestões!

  • Descontos progressivos: compre um produto, ganhe 10% de desconto, compre dois, ganhe 20%, etc.
  • Combo de produtos complementares: compre um par de canecas e ganhe um par de chaveiros, por exemplo.
  • Compre um e leve dois: assim, o seu cliente pode além de presentear alguém, ficar com um para si mesmo.

Essas promoções são interessantes, pois irão aumentar o seu giro de estoque, sem parecer que você está apenas querendo se livrar de produtos antigos que ficaram parados no estoque.

5. Crie um clube de vantagens e relacionamento!

Um clube de vantagens ou de fidelidade incentiva o retorno do seu cliente à loja. Ofereça descontos exclusivos ou brindes – que podem ser produtos do estoque antigo. Aproveite o cadastro dos clientes e envie informações a respeito desse clube e faça o convite.

Seu cliente certamente se sentirá lembrado e valorizado e não buscará mais a concorrência!

O estoque da sua loja é um investimento. Se os produtos ficam parados, o seu dinheiro também fica e isso é péssimo para a saúde financeira do seu negócio. Já parou para contar, em dinheiro, quanto você tem parado nas prateleiras? Acompanhe sempre o seu estoque e coloque as nossas dicas em prática para aumentar o giro das suas mercadorias e não ficar com produto parado.

E você, como transforma o que seu estoque antigo em dinheiro? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário, aguardamos a sua mensagem!

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

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