Do real para o virtual: transforme sua loja de presentes em uma loja virtual e aumente suas vendas

Você sabia que o e-commerce brasileiro encerrou o ano 2016 com faturamento de R$ 44,4 bilhões, um crescimento de 7,4% em relação ao ano anterior? Os dados foram divulgados pela e-bit, uma empresa referência em informações sobre o varejo eletrônico nacional, em fevereiro deste ano. Interessante, não é mesmo?

A pesquisa citada acima não deixa dúvidas que ter uma loja virtual é uma das melhores opções para quem deseja ter um negócio lucrativo e próspero. E você, já pensou em transformar a sua loja física de presentes criativos em uma em uma loja virtual? No post de hoje, vamos explicar como montar uma loja virtual para aumentar as suas vendas.

Acompanhe!

como montar uma loja virtual de presentes criativos

Como criar uma loja virtual de presentes criativos

Da mesma forma que uma loja física de presentes criativos, a loja virtual terá produtos, colaboradores, estoque e estratégia de marketing. Porém, ela se distingue em um ponto muito importante do varejo tradicional: você precisa atrair os clientes de maneira muito mais assertiva, já que não existe ninguém passando “na frente da sua loja” e que vá entrar e comprar. Será um processo mais ativo, focado em atrair visitantes. Então, vamos ao passo a passo de como montar uma loja virtual de presentes.

Passo 1 – Crie um domínio

O seu endereço na internet é muito importante, pois sem ele você não terá uma loja virtual. Não se esqueça de que, antes de criar o endereço, é essencial definir o nome da sua loja. Seu domínio será o www.nomedasualoja.com.br.

Depois de definido, você pode verificar a disponibilidade e comprar o domínio em sites como o GoDaddy, por exemplo.

Passo 2 – Escolha a plataforma

Algumas lojas virtuais usufruem tecnologias gratuitas e alcançam níveis de vendas satisfatórios em e-commerce. O importante é que empresário do ramo de presentes criativos ou uma equipe contratada (terceirizada ou interna) de TI cheque as limitações de cada tecnologia e até onde elas poderão atender suas expectativas a curto, médio e longo prazo.

É recomendável que se peça ajuda de profissionais da área para a escolha da melhor plataforma, pois ela será categórica para o sucesso da sua loja virtual.

Para começar, empresas como a Signativa possuem planos baratos, que podem atender a sua loja de presentes criativos a um custo bastante atrativo!

Passo 3 – Escolha uma plataforma que trabalhe integrada com o e-commerce

Quando falamos em integração no e-commerce, podemos citar diferentes aspectos:

  • Integração com sistemas internos: É o seu sistema da loja, também chamado de ERP (Enterprise Resourse Planning). A plataforma escolhida deve adequar-se ao perfil do seu negócio, oferecendo as ferramentas necessárias para a gestão da loja virtual. A possibilidade de personalização também deve ser observada.
  • Integração em plataformas e meios de pagamento: É a sua maquininha de cartão. As plataformas precisam ser compatíveis com outros sistemas, a exemplo de operadoras de crédito, boletos e afins, além de integração com correios ou outras transportadoras.
  • Integração com sistema de análise de fraude: a seguridade do e-commerce é indispensável, uma vez que são realizadas transações que demandam dados sigilosos dos clientes.
  • Integração das plataformas com redes sociais: blogs e outros sistemas de terceiros para aumentar a abrangência do e-commerce e educar os seus clientes por meio de estratégias de marketing digital – depender da estratégia de atuação que será adotada para as vendas online e de quais canais digitais serão usados, é importante escolher a plataforma mais adequada para a sua loja.

Passo 4 – Escolha a forma de pagamento

Essa é uma parte crucial na montagem da sua loja virtual. Sujeito a fraudes, as compras online devem passar por um crivo adequado para você não ter prejuízos.

Quanto mais opções de pagamento forem oferecidas ao cliente, maiores são as chances de a compra ser finalizada. A forma pode ser à vista ou parcelada. Cartões de crédito, boleto bancário ou depósito online são os meios mais comuns.

É necessário escolher também a forma de entrega, se será feita por transportadora ou por meio dos Correios. Rapidez é essencial para a fidelização do cliente.

Formas de pagamento

Entre as formas de pagamento que você pode ter em seu site estão:

Soluções de pagamento: conhecidos também como gateways de pagamento, eles oferecem soluções mais robustas de pagamentos. Aqui, os intermediadores cobram apenas uma mensalidade fixa, mas você precisará contratar outros serviços, como por exemplo, um antifraude.

Intermediadores de pagamento: essa é uma das opções mais populares e também a mais simples. Aqui o intermediário assume o risco da transação e faz, inclusive, adiantamento de pagamento. Nessa categoria, você um valor mensal fixo, mais percentagem sobre as transações. Nessa modalidade, podemos citamos como exemplo: o PayPal  e o PagSeguro.

Passe 5 – Comprar presentes criativos no atacado

Se você deseja abrir uma loja virtual de presentes, é preciso também pensar em qual empresa irá te fornecer produtos para revender na sua loja. Nós indicamos a Simas Presentes, que é uma das redes que mais cresce no Brasil, revendendo presentes criativos no atacado para lojistas!

Passo 6 – Escolha os seus produtos da sua loja virtual

Agora que você já fez suas compras, é hora de escolher os produtos que vão estar na vitrine da sua loja virtual. Para vender bem em um e-commerce, assim como em uma loja física, você precisa se preocupar com os produtos que pretende vender e que ficarão em destaque na loja. O que fica na página principal normalmente possui mais destaque, então, você precisa trabalhar diariamente para chamar a atenção dos seus clientes virtuais, modificando produtos que não estejam performando bem e evidenciando ainda mais os que estão vendendo.

Passo 7 –  Desenhe uma estratégia de marketing

Em uma loja virtual, o marketing digital é fundamental para o sucesso do seu negócio. As possibilidades são enormes e aproveitando-as bem, as vendas acontecem. A seguir reunimos os itens fundamentais para sua estratégia de marketing e métodos mais utilizados para atrair clientes em lojas virtuais de presentes:

  • Anúncios pagos (Google, Facebook)
  • Redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube)
  • Bom posicionamento no Google
  • E-mail marketing
  • Integração com outras lojas (Mercado Livre, Submarino, etc.)
  • Fazendo sua loja ser citada em outros sites (blogs, mídia local, etc.)

Ficou com alguma dúvida sobre como criar uma loja virtual de presentes criativos? Gostou do post? Deixe seus comentários!

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

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