Como melhorar o desempenho das suas vendedoras para aumentar vendas

Ações de incentivo para vendedores de presentes criativos

Quer incrementar as suas vendas? Então que tal investir em sua equipe de vendas para alcançar melhores resultados em sua loja de presentes criativos? Ela é o principal contato direto com os seus clientes e, na maioria das vezes, a responsável pelo feedback positivo ou negativo que a sua loja recebe.

Para ajudar você nesta tarefa resolvemos explicar como você pode melhorar o desempenho das suas vendedoras para aumentar as vendas. Vamos lá?

Quais são os principais tipos de campanhas de incentivo de vendas?

Antes mencionar os tipos de campanhas, é preciso ficar bem claro que os prêmios por alcance de metas e as comissões de vendas não podem ser consideradas campanhas de incentivo, pois já fazem parte das políticas normais de remuneração da maioria das lojas de presentes criativos.

Por isso, a definição do tipo de premiação é essencial em campanhas para incentivar vendas. Na maioria das vezes, as campanhas se distinguem pela maneira como se escolhem os vencedores. Então, antes de entrar nas campanhas, conheça, inicialmente, quais são os tipos de premiação:

Prêmio para as vendedoras que vendem mais

É o tipo de premiação mais comum. Nela, é preciso somar todas as vendas. A vendedora que ficar à frente recebe o prêmio. Além disso, podem receber o prêmio mais de uma vendedora, caso todas elas passem um valor especificado por você no início da campanha.

Prêmio para os que vendem mais, desde que a loja atinja a meta

Neste tipo de situação, além de vender muito, é necessário que as outras vendedoras também se empenhem. Esse tipo de premiação incentiva a sua equipe a trabalhar em conjunto, pois todos só irão receber se a loja como um todo bater a meta. Mas cuidado: ela só funciona se todos receberem comissões por venda e tiverem prêmios por metas individuais.

Sorteio baseado em número de vendas

A cada valor específico vendido (digamos, R$ 100,00), a vendedora recebe um cupom para participar de um sorteio do prêmio ao final da ação de vendas. Obviamente, a vendedora que tiver vendido mais terá mais chances de ser premiada, pois terá mais cupons.  Aqui, o alvo são campanhas mais extensas e ainda incentivar as vendedoras que ficaram para trás no início, pois cada cupom funciona como um pequeno incentivo ao longo do caminho.

Campanhas mistas: sorteio + desempenho

Esse tipo de premiação é considerada muito boa pois não desmotiva as vendedoras que, por azar, não forem premiadas. Dessa forma, uma parcela dos prêmios é entregue para quem tem mais vendas e a outra parte por sorteio. Existem outras maneiras além de prêmios para incentivar seus vendedores.

Abaixo, veja alguns tipos de ações mais descontraídas e em forma de jogos, que você pode desenvolver com a sua equipe:

1. Jogo dos produtos parados no estoque

Jogos para incentivar vendedores em lojas de presentes

Como fazer: enumere os produtos que você deseja vender em sua loja de presentes criativos. Escreva o nome e a referência dos produtos em cartões e deixe em uma mesa. Peça as vendedoras para vendar os olhos e escolher de cinco a 10 cartões.

Como premiar: a primeira vendedora que entregar a você todos os cartões vendidos será a vencedora.

Sugestão de duração da ação: uma semana.

2. Jogo para agitar as vendas em dias de baixo movimento

Incentivo de vendas para lojas de presentes criativos

Como fazer: para movimentar as vendas em dias de baixa de clientes a dica de jogo é estender um varal de roupas com envelopes com a descrição de um prêmio surpresa dentro dele. Detalhe: nem todos os envelopes terão em sua descrição um prêmio.

Como premiar: a dinâmica do jogo é, quando uma vendedora efetuar uma venda de um valor determinado estipulado por você, a profissional escolher um envelope. Logo, quem vender mais poderá ganhar mais prêmios.

Sugestão de duração da ação: um dia.

3. Jogo da caixa surpresa para alcançar metas no final do mês

Jogos para incentivar equipe de vendas em lojas de presentes

Como fazer: Essa sugestão de ação é, basicamente, todas as vezes que uma venda é realizada dentro de uma regra pré-estabelecida por você, a vendedora pode retirar um brinde – sejam chocolates, produtos de beleza, balas ou qualquer outra coisa que você consiga deixar dentro de uma caixa ou saco.

Como premiar: basta colocar todos os brindes dentro de uma caixa e, ao realizar qualquer venda, a vendedora puxar um brinde.

Sugestão de duração da ação: um dia.

E então, o que achou do post de hoje? Achou interessante as dicas para melhorar o desempenho das suas vendedoras para aumentar as vendas? Conte para a gente nos comentários abaixo ou através do nosso site.

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

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