Gestão de estoque na loja de presentes criativos: como comprar de maneira inteligente

Você é dona de uma loja de presentes criativos e adora novidades, certo? Mas, em alguma ocasião, já comprou produtos pela simples vontade de trazer algo novo para a sua loja e ficou com a mercadoria parada no estoque?

Se sua resposta for sim, este post foi escrito para você!

Produtos parados no estoque é um grande problema para o lojista pois, ao longo de um ano, geram um enorme valor em produtos encalhados, normalmente fora de linha. Por isso, no artigo de hoje, mostraremos como deve ser a gestão de estoque em uma loja de presentes criativos e daremos dicas para comprar de maneira inteligente.

Acompanhe!

Produto estacionado no estoque é dinheiro parado

Você sabia que produto parado na gôndola é dinheiro parado, não é mesmo? Pois é a mesma coisa de dizer que o dinheiro que você investiu na mercadoria também está parado: você comprou o produto, investindo seu dinheiro, mas ele continua dentro da sua loja, sem ter se transformado em mais dinheiro do que você investiu inicialmente.

Por isso, também é primordial organizar os itens para você ter uma noção dos produtos que estão encalhados ou fora de linha. Conte-os e organize-os de modo que você possa criar ações de vendas para eles, a fim de aumentar o ticket médio da sua loja e abrir espaço para produtos que tenham mais aceitação dos clientes, inclusive novos lançamentos.

Da mesma forma, a falta de materiais armazenados no estoque também pode interferir nas vendas, já que a quantidade disponível para oferta pode não ser suficiente para suprir as demandas dos seus clientes. Assim, é tão fundamental uma gestão de estoque eficiente.

Qual a importância da Curva ABC de produtos?

No varejo, a exemplo de uma loja de presentes criativos, 20% dos seus produtos provavelmente são responsáveis por 80% do seu faturamento, mas para termos essa informação clara em sua loja é preciso ter um controle de estoque efetivo.

Compreender como esse conceito pode ser aplicado a sua loja é essencial para que você não deixe faltar produtos que são responsáveis pela maior parte do seu faturamento e também que invista menos em produtos que têm dado pouco retorno.

Curva ABC

como cuidar do estoque em uma loja de presentes criativos

Para ajudar, apresentamos a curva ABC para você aprender a fazer as reposições dos seus produtos de uma forma muito mais assertiva!

A curva ABC é um método de classificação de informações para que se separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente em menor número. Os itens são classificados como:

  • Classe A: de maior importância, valor ou quantidade, correspondendo a 20% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 65% num dado período;
  • Classe B: com importância, quantidade ou valor intermediário, correspondendo a 30% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 25% num dado período;
  • Classe C: de menor importância, valor ou quantidade, correspondendo a 50% do total – podem ser itens do estoque com uma demanda de 10% num dado período.

Quando a Curva ABC é aplicada em sua loja de presentes criativos, você consegue dedicar, de forma mais segmentada, os recursos e maior atenção aos clientes que proporcionam maior lucratividade para a empresa. Isso faz com que o seu relacionamento seja aprimorado e organizado de acordo com cada grupo.

Diga não aos produtos encalhados

O lojista do varejo, principalmente do ramo de presentes criativos, precisa ter o discernimento entre a hora de dizer sim ou não para um produto. Se, por exemplo, um produto está há mais de quatro meses na loja e não foi vendido, já é o momento de dizer não para ele.

Por isso, é tão importante ter um giro de estoque – que a quantidade vendida, em determinado período, do estoque mantido pela empresa- eficiente.

Importância do giro de estoque

O giro de Estoque é um tipo de indicador que demonstra o desempenho de um Estoque. Ele tem a função de medir, de uma forma padronizada, a qualidade de um estoque. O indicador de giro de estoque pode ser aplicado a qualquer tipo de estoque, independente da sua complexidade ou tamanho.

Vamos a um exemplo:

Almofada Amo Você

Imagine um estoque de presentes criativos, onde o produto analisado seriam as almofadas “Amo Você”.

Vamos supor que no início do mês, tenhamos 10 almofadas em estoque.

Durante alguns dias, cinco foram vendidas.

Notando a diminuição do nível de estoque, o fornecedor foi acionado e foram compradas mais 10 almofadas.

O mês continuou e mais cinco foram vendidas, totalizando 10 vendas no mês.

Assim, o mês terminou com 10 almofadas no estoque. Como o mês iniciou com 10 e terminou 10, podemos dizer que a média de estoque neste mês foi de 10 produtos.

Sendo assim, podemos calcular o giro de estoque como sendo o total de vendas dividido pela média de estoque, isto é, 10 dividido por 10, que é igual a 1.

Nesse exemplo, o giro de estoque igual a 1 significa que todos os produtos foram renovados uma vez durante o mês. Se o número fosse menor do que 1, teríamos uma indicação de que alguns dos produtos que iniciaram o mês na prateleira, ainda estão lá.

Vantagens de ter um estoque com alto giro de produtos:

  1. O produto não envelhece na prateleira
  2. Não precisa de muito espaço para armazenamento
  3. Seu capital de investimento é recuperado rapidamente
  4. Você não sofre a depreciação do seu capital por conta da inflação
  5. Você passa a ter um fluxo de caixa mais saudável
  6. Você passa a ter sempre dinheiro para investir em novidades
  7. Seu cliente volta com mais frequência para a sua loja querendo encontrar algo novo
  8. Seu time de vendas fica sempre motivado pois sempre possuirá um novo argumento para trabalhar

E lembre-se sempre: gestão de estoque não é improvisação. Seja analítico e corajoso para cortar o custo desnecessário, que não agrega valor a sua loja de presentes criativos, fazendo promoções para recuperar o dinheiro investido. Varejo é detalhe!

Gostou do conteúdo de hoje? Ficou com alguma dúvida sobre gestão de estoque em sua loja de presentes criativos? Escreva para a gente nos comentários! Gostaríamos muito de ouvir a sua dúvida ou opinião.

Autor: Venda Mais Presentes

O blog que irá auxiliar lojistas e revendedores de presentes criativos com dicas que ajudem a aumentar suas vendas. Vamos vender mais Presentes Criativos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s